Atrasado, graças à Telefónica que me fez ficar todo o dia sem internet, vamos à notícia relevante do dia.
O Parlamento de Moldova e a casa presidencial foram invadidos, saqueados e incendiados hoje por estudantes anticomunistas (isto diz a imprensa) que gritavam slogans pró-unificação com a Romênia e substituíram a bandeira de Moldova pela da União Européia em frente à residência oficial.
Pelo segundo dia consecutivo estudantes - mais de 10 mil - protestaram contra a vitória Comunista nas últimas eleições, qualificando as eleições de fraude ainda que observadores internacionais tenham garantido sua lisura.
Durante o dia de hoje Voronin, atual presidente, e a oposição concordaram em realizar uma recontagem dos votos para tentar amenizar os protestos.
Ao fim do dia de hoje a polícia havia retomado o controle dos locais invadidos.
Segundo a Interfaz, vários estudantes e policiais ficaram feridos.
Vale lembrar que a Moldávia e o país mais pobre da região, tem um histórico de movimentos pró-integração com a Romênia - relativamente mais próspera - é o último país da região sob governo Comunista e, finalmente, "Revoluções" não são incomuns hoje em dia nos países da ex-URSS, vide as "Revoluções" Laranja e Rosa, na Ucrânia e Geórgia, respectivamente.
Blog de comentários sobre política, relações internacionais, direitos humanos, nacionalismo basco e divagações em geral... Nome descaradamente baseado no The Angry Arab
terça-feira, 7 de abril de 2009
Moldova em crise!
2009-04-07T21:33:00-03:00
Raphael Tsavkko Garcia
Eleições|Moldova|Política|Protesto|
Assinar:
Postar comentários (Atom)