Originalmente publicado em inglês pelo The Institute for Peace and Diplomacy / Originally published in English by The Institute for Peace and Diplomacy

Antes de assumir o cargo de chanceler do Brasil, Ernesto Araújo era apenas um obscuro diplomata no Ministério das Relações Exteriores.

No entanto, já era conhecido pela extrema-direita brasileira por manter um blog em que defendia o presidente americano Donald Trump e por suas teorias de conspiração – que ele continua promovendo, mas com um alcance infinitamente maior e mais capacidade de causar danos à política externa do país.

Para se tornar chanceler, o Ministério das Relações Exteriores teve que acelerar a promoção de Araújo de ministro de segunda classe para ministro de primeira classe, apesar de nunca ter chefiado uma missão diplomática no exterior antes de se tornar ministro das Relações Exteriores. E sua atuação é prova de sua incapacidade política e diplomática, que resultou na perda de espaço do Brasil no cenário internacional após anos de construção de uma política externa proativa que buscava influenciar em questões de grande relevância global.

Artigo completo no site do Fora! Data de publicação: 12/06/2020 / Full article at Fora!’s website. Date of publication: 12/06/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.