Tsavkko Garcia, Raphael
Publication year: 2020
Não é de hoje que se debate na ciência política (e nas relações internacionais) se presidentes democratas ou republicanos seriam melhores (ou piores) para o Brasil. Democratas tendem a ser mais intervencionistas, fazer mais exigências, “marcar em cima”, o que acaba colocando um peso maior na relação com outros países (e o Brasil). Republicanos, em geral, tendem a ser mais isolacionistas ou ao menos serem menos exigentes em questões como regras ambientais.
Não resta dúvida que, apesar de toda a história do relacionamento do Brasil com os EUA sob presidentes republicanos ou democratas, a atual situação, na véspera das eleições presidenciais, é única.
Num interessante artigo para este blog, o professor Vinícius Rodrigues Vieira aponta sem meias palavras que “a eleição americana decretará o fim do bolsonarismo ou do Brasil”. Em uma primeira leitura minha reação foi de imediata concordância, mas, passados os minutos e horas, comecei a pensar que as coisas talvez não sejam tão simples assim. A esperança de muitos é que uma vitória de Biden naufrague o bolsonarismo, o isole internacionalmente (mais do que atualmente), ao passo que uma vitória do Trump significaria o possível fim do Brasil no longo prazo. Acredito que são visões excessivamente otimistas.

Full article at Entendendo Bolsonaro’s blog, hosted by Uol. Date of publication: 03/11/2020.

Artigo completo no blog Entendendo Bolsonaro, hospedado pelo Uol. Publicado em 03/11/2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.