Tsavkko Garcia, Raphael
Publication year: 2017

O referendo pela independência da Catalunha aconteceu domingo, 1 de outubro, apesar das ameaças do governo espanhol. Antes do referendo, porém, fui atrás da opinião de brasileiros que vivem na Catalunha para saber o que pensavam do processo.

Associações de bairros, coletivos sociais e políticos se organizaram de forma autônoma para informar a população sobre os locais de votação, assim como ocuparam escolas para mantê-las abertas até o dia da votação, buscando impedir que a polícia lacre os locais.

Pais e alunos passaram a noite em dezenas de escolas em toda Barcelona e em outras cidades da Catalunha promovendo uma série de atividades noturnas e rechaçando qualquer tentativa de impedir a realização do referendo.

Pelas ruas de Barcelona, porém, imperou a normalidade. Apesar dos barcos cheios de agentes da Polícia Nacional e Guarda Civil trazidos de diversas regiões da Espanha e atracados no porto de Barcelona, a cidade seguiu tranquila com comércios abertos, turistas lotando as ruas e bares sempre cheios. A violência vista durante a votação foi localizada, a maioria dos colégios funcionou sem problemas e milhões votaram.

Full article at HuffPost Brasil’s website. Date of publication: 02/10/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.