Raphael Tsavkko Garcia, Diego Casaes
Tsavkko Garcia, R.; Casaes, D. (2011). Produção e consumo de notícias: O Twitter enquanto ferramenta jornalística. Lumen et Virtus: revista de cultura e imagem, 2(4), p. 19-32. São Paulo: Jackbran
Publication year: 2011

Resumo

O rompimento de paradigmas na sociedade atual passa a ser um ato mais constante. A descentralização do fluxo e o estabelecimento das redes de informação conduzem o jornalismo sob uma nova perspectiva: a lógica do individual. Nesse sentido, observa-se o uso de tecnologias de informação e comunicação (tics) e a tendência à convergência da narrativa jornalística, com ênfase na produção de conteúdo. Através dos ccm ou computadores coletivos móveis (Lemos, in Leão, 2004) o sujeito passa não só a ser um agente ativo no compartilhamento de informações como também pode sê-lo a qualquer momento. O twitter surge em meio a esta revolução informacional tendo por base e a troca de informação, links e notícias restritas a 140 caracteres. Dessa forma, entende-se que o twitter pode ser utilizado como ferramenta que potencializa os fluxos de notícias e quebra o paradigma dos monopólios da informação. Como estudo de caso, analisa-se as manifestações pró-Moussavi após as eleições presidenciais do Irã, em junho de 2009, quando parte dos cidadãos consideraram fraudulento o processo eleitoral que reelegeu Mahmoud Ahmadinejad.

Palavras-Chave

Twitter; redes sociais; jornalismo cidadão; ciberativismo; computadores coletivos móveis

Abstract

The breach of current paradigms in the society becomes a more steady act. The decentralization and the establishment of the flow of information networks lead the jornalism from to new perspective: the logic of the individual. In that sense, is the use of information and communication technology (ict) and tendency to con-verge journalistic narrative, with emphasis on the production of contents. Thru the ccm or collective mobile computers (leão in lemos, 2004) the subject becomes not only to be an active agent in sharing information as well as you can at any time. Twitter surge in this time of informational revolution based on exchange of information, links and news limited to 140 characters. Accordingly, one can understand that twitter can be used as a tool that promotes the flow of news and breaks the paradigm of monopoly of information. As a study case, we’ll analyse the pro-Moussavi demonstrations after the presidential
elections of Iran in June 2009 when the citizens considered the electoral process that reelected Mahmoud Ahmadinejad, fraudulent

Keywords

Twitter, social networks, citzen journalism, ciberactivism, collective mobile computers

Indexed

DOAJ, atindex, Academic Journals Database, Bibliothekssystem Universität Hamburg, Qualis B5


Artigo apresentado/publicado  originalmente no III Simpósio Nacional ABCiber, 2009.

Article originally presented/published at the III ABCiber National Simposium, 2009.

Tsavkko Garcia, R.; Casaes, D. (2009). Produção e Consumo de Notícia: O Twitter enquanto ferramenta jornalística In: Anais do III Simpósio Nacional ABCiber, São Paulo, Brazil.

 

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